os STYLISTS que você precisa conhecer – Parte 01

Por Gabriela Casartelli | em backstage, carreira, moda
os STYLISTS que você precisa conhecer – Parte 01

Se você acompanha o blog já sabe (se não sabe, clica aqui) que além de jornalista eu sou stylist e produtora de moda, trabalho com várias marcas de moda, beleza ou empresas que se relacionam com essa área criando figurinos (e muito mais) para suas campanhas, ações e eventos.

É por isso que estou sempre estudando e pesquisando nomes de novos stylists, editores e criadores de moda. Com tanta gente ÓTIMA por aí, é difícil conhecer todos, mas tenho uma longa lista de nomes que são obrigatórios quando se trata de styling, produção e trabalhos criativos com moda.

1. GRACE CODDINGTON @therealgracecoddington

É impossível falar de um styling mais primoroso, com uma construção de imagem tão figurativa, ou de cenas lúdicas com informação de moda impecável sem lembrar automaticamente do nome dessa ruiva maravilhosa. Na moda há mais de 40 anos, trabalhou ao lado de Anna Wintour na Vogue Americana de 1988 até o início desse ano (2016) quando deixou o cargo de diretora criativa. Ela segue como colaboradora da revista, porém livre para trabalhar para outras empresas além da Vogue.

Light Brigade by Peter Lindbergh & Grace Coddington

Lady Gaga Hansel and Gretel shoot, US Vogue, December 2009

2. KATIE GRAND @kegrand

Conhecida e aclamada por ser uma das editoras que mais influenciou a forma como as revistas de moda trabalham hoje, Katie Grand começou como a diretora de moda da Dazed & Confused, trabalhou na revista The Face, foi editora chefe da revista bi-anual POP onde conheceu e ficou amiga de gente pequena como Madonna, Agyness Deyn e designers como Stella McCartney, Luella Bartley, Miuccia Prada e Giles Deacon.

Hoje é editora chefe da LOVE, reista que ela mesma lançou. Além de trabalhar em grandes revistas, Katie é responsável pelo estilo de incontáveis shootings e shows como os de Giles Deacon e da Topshop Unique. Entre os clientes mais recentes estão Miu Miu, Prada, Calvin Klein e Louis Vuitton. Segundo o The Telegraph, Katie é ‘one of the most powerful stylists in the world’.

Cara Delevingne na campanha de inverno 2016 da Marc Jacobs

Kendall Jenner na Love Magazine edição SS 2016 issue. Foto: Daniel Jackson

3. EMMANUELLE ALT @emmanuellealt

Editora de moda e stylist da Vogue Francesa por 11 anos, Emmanuelle assumiu como editora chefe com a saída de Carine Roitfeld do cargo em fevereiro de 2011 (gente, parece que foi ontem!). Ela trabalha na indústria da moda desde que tem 17 anos. Tem no portfólio trabalhos com os fotógrafos mais aclamados como David Sims, Mert and Marcus, Mario Testino e Bruce Weber. Ela tem uma assinatura de estilo muito própria, com looks básicos e sóbrios, um make “nada” supernatural das francesas. Nunca sem seus blazers ou jaquetas + skinny jeans + bons saltos!

Imaan Hammam fotografada por Mario Testino para Vogue Paris de Maio 2016

Irina Shayk para Mert & Marcus, Vogue Paris Março 2016

4. PANOS YIAPANIS @panosyiapanis

Nascido grego, é um os stylists mais ‘low-profile’ de todos. Panos trabalha hoje como diretor da LOVE e já participou em publicações das revistas Arena Homme +, Vogue Italia, AnOther Man, Pop e VMAN, ao lado de fotógrafos como Nick Knight, Steven Klein, Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin.

Yiapanis tem colaborações e trabalhos para designers como Rick Owens, Givenchy, Chanel, Veronique Branquinho e Givenchy. Mais do que qualquer stylist, a estética que ele apresenta no seu trabalho é claramente uma extensão intuitiva do seu estilo pessoal.

WMAG, maio 2014

5. EDWARD ENNINFUL @edward_enninful

Nascido em Gana, foi muito jovem para Londres onde começou a sua carreira na moda aos 18 anos quando era diretor de moda da i-D Magazine (sim!!!), proeza que o tornou o diretor de moda de revistas internacionais mais jovem da história. Em 1998 ele se tornou colaborador da Vogue Italiana e, em 2005, da Vogue Americana, mas desde 2011 está na posição de diretor de moda e estilo da W Magazine.

Além do extenso trabalho editorial, Edward construiu inúmeras campanhas publicitárias e desfiles de moda incluindo marcas com Comme des Garçons, Christian Dior, Dolce & Gabbana, Celine, Lanvin, Mulberry, Adidas, Y-3, Giorgio Armani, Valentino, Jil Sander, Calvin Klein, Fendi, Alessandro Dell’Acqua, Reed Krakoff, Strenesse, Gap, Hugo Boss, Missoni, Alberta Ferretti e H&M.

Eva Green na próxima capa da W Magazine (agosto 2016)

Cara Delevigne na edição de Junho/Julho

Anna Ewers para a W de abril 2016

Quer saber mais sobre algum stylist? Qual o seu favorito? A nossa lista continua na semana que vem! Enquanto isso estamos no snap @aimaculada @gabcasartelli e no e-mail [email protected]! Qualquer coisa dá um grito!