muito além do GUIA DE LOOKS para ENTREVISTA DE EMPREGO

Por Gabriela Casartelli | em carreira
muito além do GUIA DE LOOKS para ENTREVISTA DE EMPREGO

((atenção: este não é apenas um post com dicas de look para entrevistas de emprego))

Mesmo para quem trabalha em ambientes informais, montar um bom look para o trabalho TODO SANTO DIA pode ser cansativo. Inclusive, SAIBAM BEM, é difícil ATÉ para quem trabalha com moda. Sim, gente. Até uma stylist tem essas dificuldades no dia a dia. O que esse povo tão raro teria de diferente do resto da população mundial?

Somado a isso, algumas leitoras nossas entraram em contato (via snap @gabcasartelli e @aimaculada, segue a gente!) pedindo aquela ajudinha para montar um look para entrevistas de emprego em empresas DE MODA. Achamos justo, até pq (SIM) abrimos uma vaga de estágio aqui na #AIMA (clique aqui para participar) então esperamos que esse post também ajude nossos candidatos a se tranquilizarem sobre os looks ~CORRETOS para uma possível ~ENTREVISTA DE EMPREGO – ocasião tensa & tão importante da carreira.

Pra inspirar, juntei (1) dicas profissionais com (2) looks referências – para vocês adaptarem tudo isso ao seu próprio estilo, ok?

01 – Seja quem você é, mas apresente a sua melhor versão.

Isso funciona no look e no bate papo que você vai ter com o entrevistador. É muito mais legal quando você tem a oportunidade de falar direto com a pessoa que vai ser o seu gestor (como no nosso caso, quem entrevista sou eu) mas também existem mediadores, como o setor de RH. Em ambos os casos você vai querer surpreender, né?

02 – Equilíbrio: não se afobe (no look e nem na fala).

Combine peças básicas, certeiras, clássicas com outras que tragam informação de moda. Calma, sua vaga não depende do quanto você é diferentona (pq lembre-se: vc não é).

03 – Personalidade é bem vinda!

Invista em pontos fortes, assuntos fortes, opiniões fortes. E em detalhes fortes no seu look! A roupa é a nossa segunda pele, ou seja, ela tem que refletir quem somos por dentro.

04 – Conforto é essencial! No look e na vida.

Na sua entrevista você tem que saber mostrar a que veio. Você tem que estar confortável com as coisas que sabe, e com as que não sabe também. Humildade é essencial hoje e sempre. Afinal, se você já sabe tudo, pra quê está em busca de uma vaga de emprego? CONTINUANDO… o conforto também é ESSENCIAL no look: imagina cair do saltão que você não está acostumada a usar logo na saída da entrevista?

No caso do nosso trabalho (que é uma correria LITERAL) salto muito alto é algo que realmente não precisamos no dia a dia. Agora se você está acostumada a usar saltos homéricos e isso não te atrapalha em nada na vida, vá tranquila. A sua segurança em cima dele também pode ser um ponto positivo para você!

05 – Mostre que você sabe o que está rolando no mundo da moda através do seu look.

Até porque tem que existir alguma trend (de todas que existem no mundo tão democrático da moda, e isso não é uma ironia) que você curta/se identifique. Se você optar por não usar uma ~trend, mostre que você sabe o que está rolando no mundo da moda através das suas opiniões, se quem você é. Estar atualizada de referências e informações É MAIS IMPORTANTE que estar atualizada no look.

Uma coisa que eu sempre falo e que acho interessante reforçar aqui: saia de casa com um look que você consegue defender. Saiba que mensagem está passando adiante, quem fez suas roupas, qual a origem dessa estampa ou da tradição que você está carregando da porta pra fora. Saiba que banda é essa na sua camiseta, no mínimo. Porque – especialmente em uma entrevista de emprego – você pode ser perguntado sobre isso.

Espero ter ajudado! <3 Se vocês tiverem mais dúvidas ou sugestões de posts mandem pra nós pelo e-mail [email protected], pelos snaps @gabcasartelli ou @aimaculada e pela nossa Fanpage ou Insta.