05 segredos para amar o seu trabalho

Por Gabriela Casartelli | em carreira
05 segredos para amar o seu trabalho

Comecei esse blog/site com tanto carinho que seria impossível não compartilhar alguns dos motivos pelos quais eu amo tanto o que faço. Sei que tem muitas pessoas felizes hoje com as suas carreiras, embora isso seja bem difícil. Mas se o nível de amor em relação ao seu emprego vem caindo, também tenho dicas para ajudar nisso. São algumas das coisas que me fazem manter o ritmo, arrumar o que está errado, parar, respirar e seguir em frente.

Aliás, não odiar o domingo ou ter prazer de verdade em acordar na segunda-feira está cada vez mais raro, segundo alguns índices e não é só aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, apenas “30% dos trabalhadores americanos estão engajados, envolvidos, entusiasmados ou comprometidos com o seu workplace” e nos países europeus cerca de 60% dos profissionais escolheriam uma carreira diferente se isso fosse possível.

No Brasil, a pesquisa feita para o Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar mostra que os funcionários estão menos satisfeitos a cada ano, embora as companhias tenham melhorado suas práticas de RH. Isso tudo está acontecendo APESAR DE muita gente estar procurando trabalhar mais com o que ama.

A maior questão de todas é: essa falta de motivação tem um impacto negativo na indústria (essa indústria pode ser a sua, a da moda, por exemplo!), consequentemente a economia e a sociedade. O principal reflexo, na minha opinião, é a energia negativa que pode muitas vezes desestabilizar a positiva e que traz uma onda de desmotivação, baixo astral e bad vibe que não reflete só no trabalho, mas na vida das pessoas.

Então como resolver ou melhorar a situação? Sendo você ou não alguém nessa situação, toda dica é boa para ser mais feliz no trabalho. Não somos uma empresa culinária e o que vamos dar aqui NÃO É UMA RECEITA DE BOLO. Mas tem embasamento na EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

 

1. Pare de reclamar e sorria mais

Chega de reclamar sobre tudo que envolve o seu trabalho. Conheço tanta gente que diz amar o trabalho, mas acorda todos os dias reclamando. É fácil se queixar do emprego, do chefe, dos colegas, da cadeira e do software, mas uma coisa você pode ter certeza: se lamentar pode tornar a infelicidade ainda pior. Ou você para de lamentar (e isso já vai melhorar o seu dia, mesmo) ou talvez seja definitivamente a hora de procurar outra coisa para fazer!

exemplo: ao invés de começar a semana reclamando de ter que ir trabalhar, que tal sentar domingo à noite e organizar as lista de Coisas a Fazer para começar a semana tranquilinha?

IMG_5844

 

2. Seja você mesma, mas saiba se adaptar

Ao invés de pensar que você não é “pra isso”, veja se não é você que está se achando deslocado. Ouvir a opinião dos outros faz muito bem pessoalmente e profissionalmente. Entender o que você tem que mudar, que você não precisa mudar e o que não vai mudar no seu chefe ajuda a trazer a vida para um nível aceitável de realidade – que pode ser o que falta para a sua felicidade.

exemplo: quantas vezes você entregou um trabalho para seu chefe e ele pediu para mudar isso e aquilo. se você não vencer ele com embasamento e bons argumentos, faça o que ele mandou. você pode não concordar com aquilo na hora, mas ele ainda é seu chefe. e provavelmente você vai concordar depois.

 

3. Use o que está a seu alcance, aceite o resto

Tem coisas que você pode mudar. E tem coisas que não. Tenha isso em mente quando você se frustra com o seu chefe ou colegas, afinal tudo fica mais fácil quando você sabe se tem solução ou não e se ela depende de você. Quando você transferir a sua energia para algo que está sob o seu controle, você vai até resolver melhor aquela situação antiga.

exemplo: o computador do trabalho é lento? o café é ruim? a sua colega de baia é uma chata? tem como resolver? então vai ser feliz.

 

4. Vá atrás do seu feedback, mas trabalhe para ele ser positivo

Algumas empresas tratam o feedback naturalmente, como processo interno. Outras meio que “esquecem” dessa parte. Talvez esse seja um problema onde você trabalha. Formal ou informalmente vá atrás das informações que vão fazer você ser um profissional melhor porque no final das contas é isso que faz você melhor sempre. Quando seus superiores entenderem que você tem interesse e responsabilidade, é bem possível que eles deleguem a você uma promoção, um novo projeto ou até um aumento e é para isso que a gente trabalha, né?

exemplo: faça o melhor que você pode na sua tarefa e quando entregar/terminar pergunte o que seu chefe achou dos detalhes adicionais que você acrescentou, se eles ajudaram no projeto e se ainda há algo para acrescentar lá.

 

5. Tenha um mentor/exemplo/guia

Admirar a pessoa ao seu lado ou logo acima de você, entender o que ela fez para chegar lá, tentar aprender o máximo com essa pessoa é muito motivador. Mas requer humildade. Busque figuras no seu mercado e na sua empresa que possam ser os seus exemplos e tente aprender o máximo com eles. Dizer para essas pessoas o quanto você admira elas também é muito legal e com certeza vai fazer essa pessoa te ajudar ainda mais.

exemplo: precisa?

 

Entrem em contato comigo través do e-mail [email protected] ou me acompanhem no insta @gabcasartelli e @aimaculada!