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Snapchat em 07 dicas: para você e para a sua marca

Por Gabriela Casartelli | em carreira
Snapchat em 07 dicas: para você e para a sua marca

Admito de cara, sim eu virei uma snapmaníaca. Aliás, como não amar uma novidade? Mas sempre que que alguém me pergunta sobre o que acho dos fenômenos, das redes e das febres, faço questão de explicar inclusive qual a utilidade disso para a minha profissão e para o mercado no qual atuo.

Como compartilhar sem ser chato? Fazer o sharing sem oversharing? Quais as dicas mais básicas e quais são as coisas que ninguém pensa quando cria um snap? Voilá:

1 – O Snap não é algo novo

Mais precisamente, ele foi lançado em maio de 2012 e em um mês já tinha 100 milhões de cadastros. Na verdade, até pouco tempo atrás, não era usado de forma comercial por  marcas. Um dos sócios fundadores, Evan Spiegel comenta que, no início, o Snapchat era menos sobre selfies e mais sobre o compartilhamento de um momento de maneira livre, sem pensar nas consequências. “Antes disso, na maioria das redes sociais, você tirava uma foto e entregava ela para qualquer um no planeta”.

2 – Não ignore uma rede social só porque você ainda não está nela

Já ouvir profissionais renomados de marketing dizendo que o Snap era coisa de jovens e que não precisava ter um perfil na rede – ou entendê-la – porque “é só mais uma entre tantas que temos que administrar”. Mais do que ridículo, é atrasado, é cabeça fechada. Se você acha que não tem idade para ter um Snap, é justamente por isso que você DEVE fazer a sua conta o quanto antes!

3- Como o Snap funciona?

É bem simples. A gente tira uma foto direto no aplicativo (não rolar fazer upload de galeria), escolhe o tempo que queremos que ela fique disponível, compartilha com quem a gente quiser, ou coloca na nossa História e adiciona emojis e desenhos para deixar a foto mais engraçada ou divertida. A foto pode ter um texto também, o que funcionaria como uma legenda. A intenção é justamente ser REAL, sem muita frescura e filtro. Então eles dão algumas opções de filtro e geofilters, dependendo de onde está no mundo.

4 – Como seguir snappers?

Não tem mistério, na verdade você pode adicionar amigos pela agenda telefônica, pelo Nome de Usuário, pelo Snapcode (que é o QR code do seu fantasminha) e agora também por proximidade. Para seguir gente interessante, separei dois blogs que trazem listas legais (brasileiras e de fora) com os nomes de gente divertida para seguir no snap. A amiga Bianca Lopes do blog Trends 4 You fez uma lista bem completa nesse link aqui. Outra dica/lista boa é essa aqui do Starving.

Os meus favoritos são o snap das amigas do Steal The Look (@stealthelook), da Julia Faria (@julia-faria), a linda Vic do Dia de Beauté (@viceridono), Yasmin Brunet (@yabrunet) que é hippie que nem eu, adoro as peripécias fitness da crazy Pugliesi (@ga.pugliesi) e a nossa top blogger gaúcha Ivana Rebeschini do Verdade Feminina (@vfeminina). Me sigam por lá também, o meu é @gabcasartelli!

>> Aqui algumas dicas práticas sobre como escrever e desenhar em preto e branco (e outras cores), usar filtros, geolocalização, enfim coisas mais práticas do Snap.

5 – Quem usa Snapchat?

De acordo com estudo da BI Intelligence, levando em consideração o cenário norte-americano, o Snapchat é utilizado principalmente por jovens com menos de 25 anos (71%) e meninas (70%).

5 – Dicas de campanha no Snap

Estratégias como cupons de desconto, promoção relâmpago, divulgação de bastidores, vídeos de pré-lançamento de produtos, sneak peek de produtos, competições através de Quicksnaps, competições com engajamento (tipo caça ao tesouro), liberando produtos depois de um número específico de prints, campanhas de compartilhamento de prints do snap nas outras redes sociais, prêmios para os primeiros seguidores ou para os primeiros que interagirem com aquele snap.

6 – Como criar relatórios para a sua campanha no Snap?

Em uma planilha, adicione colunas com a data de adição do usuário, o nome de usuário, a confirmação de um envio de boas vindas para aquele usuário e o envio de um presente, oferta, código de desconto ou outro benefício que aquela pessoa tem em seguir a sua marca na rede social. Nessa planilha você pode adicionar posteriormente as informações e os prints com a interação de cada usuário.

>> Desafio lançado pela empresa de publicidade Tongal consultou 583 criativos para selecionar ideias que as marcas poderiam utilizar no aplicativo de mensagens

7 – Ações legais já feitas no Snap

> A marca 16 Handles, uma iogurteria em Nova Iorque, foi a primeira empresa a utilizar o Snapchat como uma ferramenta de maketing. Se você enviasse uma foto sua ou com seus amigos provando um dos iogurtes a marca respondia o Snap com um cupom desconto desconto entre 16% e 100% para a próxima compra, mas esse cupom se auto destruía em 10 segundos. Na sua próxima visita à Iogurteria você poderia abrir aquele Snap de 10 segundos e comprar seu produto com desconto.

> No Coachella do ano passado, a Heineken enviou para os seguidores snaps cortados com pistas  de shows surpresa, que poderiam acontecer em qualquer momento do festival. Os usuários que responderam com a resposta certa ganharam uma confirmação antecipada para o Heineken House, palco patrocinado pela marca no evento.

> Uma loja de computadores no Reino Unido, a The Co-operative Travel, dava desconto de £30 para quem usava o Snapchat junto com a empresa.

Tem mais referências legais de ações feitas no Snapchat? Qual o seu Nome de Usuário por lá? Conta pra nós aqui nos comments abaixo!

 

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